O contribuinte precisa ficar atento ao prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022, que segue até o dia 29 de abril. Já os prazos dos lotes de restituição terão início em 31 de maio, divididos em cinco grupos mensais até 30 de setembro. Aprenda em 3 minutos a realizar sua própria declaração.
Para este ano, quando o imposto de renda completa 100 anos, a Receita Federal anunciou algumas novidades, como é o caso da declaração pré-preenchida para os contribuintes, disponível a partir desta terça-feira (15), além da possibilidade do cidadão pagas as quotas do IRPF via PIX, bem como também receber pelo mesmo sistema de transferência de valores instantâneo. No caso, os DARFs passarão a ser impressos com código de barras e QR Code para facilitar o pagamento via Pix.
Saiba quem precisa declarar o imposto de Renda 2022
O contribuinte precisa ficar atento para saber se precisa realizar a declaração do Imposto de Renda 2022. Conheça regras:
- Quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou de tributação exclusiva da fonte, que estão acima de R$ 40 mil, limite da Receita;
- Quem teve ganho de rendimentos na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto
- As pessoas que têm isenção de imposto sobre ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguidos de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
- Pessoas que tenham operado em bolsas de valores;
- Quem, no dia 31 de dezembro de 2021, possuíam propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de 300 mil;
- Pessoas que, na atividade rural, receberam rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 142.798,50.